Projetos


Projetos que desenvolvemos no decorrer dos quatro bimestres no CMEI.



Projeto Natal
Justificativa
Repassar para os nossos alunos qual a origem desta data e suas tradições,reconhecer a importância do nascimento de Jesus e o que ele nos ensinou,conhecer os significados dos vários símbolos natalinos e reconhecer a importância das boas ações em nossas vidas.

Objetivos Gerais
Incentivarem nossos alunos a vivenciar o amor e  o respeito pelas pessoas.
Demonstrar a importância da festa natalina ;
Cultivar o imaginário da criança com a fantasia do papai Noel;

Desenvolvimento
Oficinas natalinas;(com sucata,recorte colagem,cartazes,confeccção de cartões)
No dia da contação de histórias contar histórias natalina;
Pesquisa sobre a comemoração do natal entre as famílias dos alunos;
No dia do vídeo mostrar para os alunos histórias de natal;
Atividades lúdicas que desenvolvam o imaginário das crianças com figura do papai Noel;
Todas as turmas confeccionarão em sua sala de aula uma árvore de natal;
Todas as turmas farão um enfeite natalino para enfeitara a sua porta;
Todas as turmas ensaiarão uma dança natalina para apresentar no último dia de aula para os pais;
Avaliação
Exposição trabalhos e mostra de apresentações artísticas







EXPOCMEI 2011    
Justificativa:Participar do evento promovido pela SEMEDI ,apresentação artística no dia 21/10/2011,denominado nos Embalos da Arca de Noé,por ordem de sorteio cada CMEI trabalhará um bicho o nosso é o Gato,por esse motivo escolhemos trabalhar o gato Garfield por ser mais conhecido pelas crianças.

Objetivo:Trabalhar o tema Nos Embalos da Arca de Noé,focando o trabalho no gato Garfield.
Na semana de 19 de setembro no dia do vídeo todas as turmas assistirão ao filme do Garfield.
Nossa apresentação tem como tema principal a importância da atividade física,o gato Garfield é o oposto disso cada sala trabalhará um defeito do gato em sala de aula para demonstrar para os alunos a importância de manter uma vida saudável.
Berçário-Gula
Mat I-Egocentrismo
Mat II-Malvadeza
Pré I A-Preguiça
Pré I B-Sedentarismo

Cada turma desenvolverá uma atividade com material reciclado sobre o gato Garfield para levarmos no dia da apresentação.
19/09 a 23/09-Berçário-Jogo
26/09 a 30/09-Mat I-Maquete
03/10 a 07/10-Mat II-Oficina
10/10 a 14/10-Pré I A-Oficina
17/10 a 21/10-Pré I B-Jogo



Projeto:Primavera
Duração:2 semanas
JUSTIFICATIVA
Envolver os alunos com a beleza e a magia trazida pela chegada da primavera,despertando a criatividade dos pequenos com produções e atividades lúdicas.
 OBJETIVO GERAL
Promover o envolvimento da criança com a natureza,visando desenvolver a observação,a criatividade,a ética, a estética e a construção artística por meio do recurso corporal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Explicar a influência da estação das flores sobre as pessoas;
De que maneira outros povos festejam a chegada da primavera;
Oferecer diferentes gêneros textuais,como poesias e textos informativos,para enriquecer a informação e a ampliação de repertório dos alunos;
Trabalhar músicas e brincadeiras relacionadas ao tema.
ESTRATÉGIAS
Rodas de conversa,oficinas com material de sucata,brincadeiras dirigidas,contação de histórias e apresentação artísticas,no final do projeto faremos a Festa da Primavera com a participação dos familiares na escola.
AVALIAÇÃO
O registro do projeto será feito através de apresentação artística e atividades feita pelos alunos em sala de aula.




PROJETO –Folclore
JUSTIFICATIVA
O folclore é um conjunto de mitos,crenças,superstições e costumes de um povo,podendo ser percebido na linguagem,na culinária,no artesanato,na música,na dança,nas artes,etc.Por isso o folclore tem grande importância na história de todos,queremos transmitir para nossos alunos a importância dessa cultura,que é comemorado no Brasil no dia 22/08.
OBJETIVO GERAL
Mais importante que saber o folclore é vivenciar o mesmo,faremos com que os alunos vivenciem a partir de maneira lúdica com jogos,brincadeiras e música.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Expressar tradições culturais;
Conhecer,lendas,crenças populares,contos e cantigas.

ESTRATÉGIAS
O professor precisa saber aproveitar o atraente,rico e variado mundo do folclore como fonte inesgotável de motivação didática e de elevada importância pedagógica.
O professoro poderá trabalhar com:
Contação de lendas,mitos e parlendas;
Brincadeiras folclóricas;
Brinquedos folclóricos;
Músicas típicas;
Teatro folclórico;
AVALIAÇÃO
O projeto será avaliado pelas produções feitas pelos alunos.

CONCLUSÃO
O desenvolvimento de atividades pedagógicas em torno do folclore é uma importante contribuição na formação do espírito de cidadania e de nacionalidade do aluno,a criança precisa conhecer suas raízes,identificando-se com seu grupo social,sua linguagem,sua história e a de sua comunidade.





PROJETO –Dia dos Pais
JUSTIFICATIVA
No segundo domingo de agosto,comemoramos o dia dos Pais,esperamos estimular e fortalecer os laços familiares estreitando relacionamento entre pais e filhos.
OBJETIVO GERAL
Socializar por meio de temas transversais que destacam o papel da família.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Valorizar a família;
A importância do papel do pai na família;
Transmitir o conhecimento da data comemorativa e suas tradições.

ESTRATÉGIAS

O professor trabalhará em sala de aula demonstrando a importância desta data comemorativa,confeccionando cartazes,cartões,trabalhando de forma lúdica a importância dos laços familiares.
 AVALIAÇÃO
O projeto será avaliado pelas produções feitas pelos alunos.

CONCLUSÃO

Durante a realização deste projeto poderemos observar o envolvimento da criança com a família e estimulá-la para a mesma.



Projeto Festa Julina
Duração:uma semana
JUSTIFICATIVA
Com este projeto queremos incentivar nos alunos o gosto pelas festas tradicionais brasileiras,oferecendo-lhes a oportunidade de descontração,socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas.
 OBJETIVO GERAL
Demonstrar aos alunos a importância das tradições regionais brasileiras.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Trabalhar com os alunos brincadeiras,pesquisas e apresentações características deste festejo,que faz parte do folclore brasileiro,ressaltando seu aspecto popular,social e cultural.
ESTRATÉGIAS
Brincadeiras folclóricas;
Danças ;
E apresentações artísticas.

AVALIAÇÃO
O registro do projeto será feito através do desenvolvimento artístico e motor do aluno.

Ob:Nossa festa acontecerá no dia 02/07 (sábado) à partir das 15h,na casa da Dona Marli.




PROJETO 3 Rs (ECOVIVER)
JUSTIFICATIVA
Considerando a importância que a escola tem em estimular e incentivar o aluno as boas práticas de cidadania,apresentamos as propostas do projeto ECOVIVER .
OBJETIVO GERAL
Demonstrar aos alunos a importância de discutir a questão do lixo, explicitando os objetivos educacionais apontando conhecimentos, atitudes e habilidades.
Fazendo com que os alunos obtenham a informação sobre a importância dos 3Rs (Reduzir, reutilizar e reciclar) através da coleta seletiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Explicar o que é o lixo;
De onde vêem e para onde vai o lixo;
Os 3Rs;
A compostagem;
A coleta seletiva.

ESTRATÉGIAS

O professor levantará o tema em sala de aula e primeiramente fará uma sondagem para ver o nível do conhecimento dos alunos, em seguida o tema será explicado e trabalhado de maneira lúdica através da música.

 AVALIAÇÃO
O registro do projeto será feito através de apresentação musical denominado :
 “RAP DO LIXO”.
Meu coleguinha ensine a mãezinha a separar o lixo;
No verde eu jogo vidro;
No vermelho eu jogo plástico;
No azul eu jogo papel;
No amarelo eu jogo latinha;
E no marrom eu jogo comidinha.
Vamos todos separar o lixo!

Autoria: Alunos do CMEI Nossa Sra dos Navegantes- PréI-B


CONCLUSÃO

Durante a realização deste projeto observamos  o interesse das crianças  pelo tema da coleta seletiva ,a escola consegui sensibilizar os alunos para a questão do lixo e começou a estabelecer relação de compromisso e responsabilidade nos alunos.

RECURSOS
Latões de lixo de coleta seletiva







PROJETO  (ECOVIVER)
JUSTIFICATIVA
Considerando a importância que a  escola tem em estimular e incentivar o aluno as boas práticas de cidadania,apresentamos as propostas do projeto ECOVIVER .
OBJETIVO GERAL
Demonstrar aos alunos a importância de discutir a questão do lixo, explicitando os objetivos educacionais apontando conhecimentos, atitudes e  habilidades.
Fazendo com que os alunos obtenham a informação sobre a importância dos 3Rs (Reduzir, reutilizar e reciclar) através da coleta seletiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Explicar o que é o lixo;
De onde vêem e para onde vai o lixo;
Os 3Rs;
A compostagem;
A coleta seletiva.
Realizar trabalhos com sucata aproveitando o tema do EXPOCMEI, nos Embalos da Arca de Noé.

ESTRATÉGIAS
Começaremos na semana do meio ambiente.
Trabalharemos com jogos, brincadeiras dirigidas,hora do conto.oficinas e utilidades, tudo feito com sucata.
Todas as turmas farão uma maquete relacionado com o tema Arca de Noé;
Cada turma trabalhará 5 bichos da Arca de Noé.
Berçário
5 oficinas
Animais: Cobra, porco, tartaruga,cavalo e ovelha;
Maternal I
5 brincadeiras dirigidas
Animais:Zebra, canguru,girafa, pinguin e jacaré;
Maternal II
5 utilidades
Animais: Boi, cegonha,cisne, peixe e águia;
Pré I A
5 jogos
Animais: Leão, elefante,macaco, hipopótamo e urso;
Pré I B
Hora do conto
Animais:Gato,cachorro, pomba, camelo e coelho.

Obs: Faremos uma grande Arca de Noé, onde colocaremos alguns dos nossos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.
Vamos pedir a colaboração da família pedindo material reciclável e convidaremos os pais para participar do projeto trazendo de casa algum feito artístico de sucata.
 AVALIAÇÃO
O registro do projeto será feito através do desenvolvimento artístico e motor do aluno.

CONCLUSÃO

Durante a realização deste projeto observamos  o interesse das crianças  pelo tema da coleta seletiva ,a escola conseguiu sensibilizar os alunos para a questão do lixo e começou a estabelecer relação de compromisso e responsabilidade nos alunos.

RECURSOS
Material de sucata



Projeto: Dia das Mães
Duração:uma semana
Objetivos:

- Reconhecer a importância da mãe na família.

- Resgatar os valores que as famílias estão perdendo (respeito, amor, partilha...)

- Valorizar a pessoa humana.

- Valorizar o trabalho da mãe (às vezes dupla jornada de trabalho).

- Conhecer direitos e deveres dos membros da família, em especial das mães.
- Confeccionar lembranças e cartões para presentear às mães.

- Produzir textos com o tema "O que eu nunca disse a mamãe.”
- Enfeitar os murais com as produções dos alunos.

Desenvolvimento:

- Diálogo, aula expositiva, interação com os alunos, para conhecer melhor o perfil das mães em questão.

- Ornamentação de murais com fotos das mães, alunos e mensagens, homenageando às Mães.

- Criação de poesias, mensagens.
- Confecção de lembranças.

- Confecção de cartões.


- Apresentação de dança pelos alunos.






Projeto: Páscoa

APRESENTAÇÃO:
O presente projeto visa através da realização de uma série de atividades escolares colocar as crianças em contato com uma das tradições brasileiras: a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado e o  sentido espiritual.

JUSTIFICATIVA:
A Páscoa é um momento e motivo de renovação pessoal independente da religião. A escola precisa suprir essa necessidade que se faz nos alunos estendendo a toda comunidade escolar, bem como promover atividades artísticas e musicais, brincadeiras diversas, buscando assim o estimulo e a socialização.

OBJETIVOS
·                     Proporcionar as crianças o entendimento do significado da Páscoa;
·                     Identificar e compreender os símbolos da Páscoa;
·                     Estimular a comemoração da Páscoa;
·                     Desenvolver a criatividade;
·                     Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
·                     Diferenciar o sentido espiritual do comercial;
·                     Propor as boas ações, a solidariedade, à amizade etc;

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·                     Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
·                     Músicas relacionada à Páscoa;
·                     Confecções de máscaras;
·                     Confecção de um mural sobre a Páscoa;
·                     Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
·                     Contação de histórias sobre o tema;
·                     Jogos com figuras e da memória;
·                     Brincadeiras:  caça aos ovos, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos;
·                     Pintura facial;
·                     Filme sobre o tema;
·                     Pesquisar os alimentos típicos da páscoa;
·                     Confecção de lembrancinhas da Páscoa;
·                     Confeccionar cartaz, painel, com mensagens, figuras, desenhos, dobraduras, montagem, colagem etc;
·                     Apresentação de dança sobre o tema;
·                     A apresentação será no dia 20 a tarde.

Obs:No dia 20/04  a tarde os alunos farão uma apresentação de dança para todos os alunos do CMEI, haverá uma festa de confraternização da Páscoa e a entrega das lembranças.



Projeto Dia do Índio
Eixos de Trabalho Principais: Movimento / Natureza e Sociedade
Tema: Índio
Duração: 1 semana
Objetivo Geral: Conhecer elementos da cultura indígena. O
local onde vivem, pintura corporal e brincadeiras infantis.
Estratégia: Atividades artísticas, Pesquisa, Jogos e Brincadeiras.
Avaliação: Registro individual escrito/desenho e registro oral coletivo.

Objetivo Específico:
 Identificar o nível de conhecimento das crianças
sobre o universo indígena. Caracterizar o espaço ocupado pelo índio, seus
hábitos e costumes.

Roda de conversa:
"O que é" o Índio? (trabalhar o conceito de cidadania, se ele é "gente"
então devemos usar: Quem é o índio?). A partir das respostas induzir outras
questões que possam levantar: onde vive, como se veste, qual é seu trabalho,
porque se pinta, o que come, como são as crianças, quais são as brincadeiras, se
estudam, como tratam as doenças, etc.
Não interferir nas respostas, apenas administrar eventuais conflitos.
Anotar todas as impressões das crianças sobre a cultura indígena em uma
cartolina e fixar em local visível.

Atividade 1: recotar e colar
Levar imagens que possam representar as respostas à essas questões e pedir
para que montem painéis que representem cada uma delas. Comparar as impressões
anotadas com as representações fotográficas


Atividade 2: circuito de habilidades motoras
Conversa inicial: Considerando que a maioria dos índios vive na
mata/floresta. O que podemos encontrar por lá?
Montar um circuito de habilidades com elementos que representem a floresta.


Avaliação: Desenho/texto - O que aprendemos sobre os ídios?
Registro, realizado pelo professor da fala das crianças.




PROJETO SACOLA VIAJANTE
JUSTIFICATIVA
Considerando a importância da escola em estimular e incentivar o aluno a prática e ao gosto pela leitura, serão desenvolvidas estratégias que viabilizam essas metas, através de um projeto didático intitulado: Sacola Viajante.Neste o aluno vivenciará  junto com sua família de forma lúdica e prazerosa a descoberta da leitura.
 OBJETIVO GERAL
Despertar no aluno o prazer pela leitura, possibilitando o desenvolvimento de competências que visem torná-lo leitor e produtor competente de textos, através de gêneros literários adequados a sua faixa etária.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Através do hábito da leitura, proporcionar ao aluno momentos agradáveis com sua família.

Aproximar mais a família da escola com o incentivo do projeto.

Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, apreciando-as como fonte de entretenimento.

Desenvolver o imaginário.

Promover maior interação entre os alunos.

Narrar fatos em sala de aula que tenham relação com o livro que o aluno levou para casa.

Montar cartazes com os alunos referente ao livro que foi levado para casa.

Público Alvo

Alunos do CMEI Navegantes das turmas Berçário, Maternal I, Maternal II, Pré I A e Pré I B.
Pais dos alunos.

ESTRATÉGIAS

Duas sacolas por sala, contendo um livro em cada sacola adequado à faixa etária do aluno, um caderno de desenho para ilustração e uma sugestão de atividade sugerida pela professora.
Toda a sexta feira duas crianças de cada sala levarão uma sacola , a escolha do aluno será feita pela professora , seguindo a ordem de chamada , os livros só serão trocados , depois que todas as crianças da sala levarem.
As sacolas deverão retornar toda a segunda feira para a escola.

RECURSOS
Livro de tema infantil
Sacolas
Caderno de desenho


 AVALIAÇÃO
Observação através de registros do desenvolvimento das habilidades, da participação e do interesse do aluno, durante a execução do projeto.

CONCLUSÃO

Durante a realização deste projeto é importante observar  o interesse das crianças e de suas famílias em aprender e participar das atividades propostas  pela escola  e salientar junto aos alunos o cuidado com material que estão levando para que cuidem com atenção e  responsabilidade e junto com seus pais possam usufruir do prazer e da criatividade em manter bons hábitos pela leitura.





Semana da Alimentação
Duração: uma semana







Justificativa:
Observando que as crianças têm dificuldades em comer certos alimentos, fez se a necessidade em desenvolver um projeto sobre a alimentação. Onde se destaca a importância de uma boa alimentação, juntamente com a sua necessidade para com a nossa sobrevivência, pois possuem elementos indispensáveis para a nossa saúde.

Objetivo geral:
Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

Objetivos específicos:
 Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;- Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;- Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;- Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;- Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;- Valorizar o momento reservado à alimentação;
- Incentivar aos bons hábitos alimentares;
- Identificar as preferências alimentar dos alunos;
- Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
- Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;
- Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos;
- Saber que a alimentação, aliada à prática de esportes, é fator essencial de vida saudável;
- Listar frutas, verduras e legumes;
- Conhecer letras e palavras;
- Conhecer os números;

Conteúdos:
- Narração de fatos;
- Escrita espontânea;
- Reconhecimento de letras;
- Atividades orais e escritas;
- Linguagem visual;
- Rodinha da conversa;
- Pesquisas em diversas fontes (revistas, livros infantis, internet, vídeo...)
- Experimentar vegetais;
- Experimentar frutas;
- Coordenação motora;
- Nutrição e desnutrição;
- Textos: parlendas, contos, adivinhas, rimas, poemas e receitas;
- Importância de uma boa alimentação e seu valor nutritivo;
-Pirâmide de alimentos, confeccionar como os alunos;
-Fazer receitas;
- Histórias : A galinha Ruiva,João o pé de feijão
- Sistema de numeração (identificação, traçado e contagem)
- Agrupamentos;- Semelhança/diferença;
- Classificação das frutas quanto a cores e tamanho;
- Pintura;
- Desenho
- Recorte, colagem e modelagem;
- Sucatas;
- Confeccionar cartazes e registros;
- Jogos e brincadeiras;
- Fantoches de frutas, legumes;
- Experimentos;
- Brincadeiras de feira e supermercado;
- Painel de frutas, verduras e legumes;
-Confecção de mural;
-Músicas e cantigas de roda:
Salada de fruta (Xuxa)
A dança das frutas (Patatí Patatá)
Comer,comer (Eliana)
Come que a mamãe fica contente (Eliana)
Laranjas e bananas (Xuxa) trabalha-se dicção tbm
Viatamina Tutti-Frutti (Patati - Patata)
-Dedoches de frutas ou fantoches
- Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos;
- Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mercadinho;

RECURSOS:
- Livros diversos, revistas, DVD, tesoura, lápis, cola, lápis de cor, giz de cera, papéis diversos, tinta guache, massinha de modelar, CD de músicas;
AVALIAÇÃO:
Observação diária da participação, compromisso, realização das atividades percebendo desde o início da aula o grau de simpatia das crianças sobre o tema e as estratégias pedagógicas. Desta forma, ir observando a participação e a compreensão que tiverem sobre os assuntos e as atividades propostas.




Projeto Carnaval

Justificativa:
Mostrar nossa cultura popular através do carnaval.
Oportunizando a vivência através de músicas, histórias e oficinas artísticas adequadas a faixa etária de cada criança.
Será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.

Objetivo geral:
Através deste projeto, levar a criança a:
* Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.

Objetivos Específicos:
* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
* Desenvolver o gosto pela leitura;
* Trabalhar o raciocínio e a memória;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
* Estimular o ritmo;
* Despertar e educar a atenção e a observação;
* Proporcionar liberdade de auto-expressão;
* Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
* Trabalhar com psicomotricidade;

Conteúdos:
* O Carnaval;
* Linguagem oral e escrita;
* O fazer artístico;
* Apreciação musical
* Expressividade


Estratégias:
*Música
* Poemas;
,* Painéis;
* Pesquisa;
* Dança,
* Desenho;
* Pintura;
* Festa de carnaval;
* Brincadeiras infantis;
* Jogos diversos;
,* Recorte e colagem;
,* Cds;
,* Máscaras;


,Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.

Cronograma: 1 a 2 semanas.

Desenvolvimento das atividades:
O projeto O carnaval do Brasil, pode ser desenvolvido através da sua história.
Para tornar a história do carnaval do Brasil interessante levar para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto.
Além das atividades específicas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser realizadas, com as crianças, atividades relacionadas que auxiliem no esclarecimento e fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e expressão através de músicas, poesias, jogos e recreação.
 É preciso, portanto, realizar momentos divertidos com muita música e dança. MÚSICAS: *Marchinhas tradicionais de carnaval.
Atividades de Artes:
*As crianças precisam ter a oportunidade de usar sua criatividade através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores, montagem de painéis e construção de máscaras carnavalescas.

*  Direcionada pela professora cada criança receberá um prato de papelão para confeccionar sua máscara carnavalesca  para pintar, colar adereços, enfim, enfeitar do seu agrado.  * É preciso promover momentos para escutar, dançar e brincar muito com músicas carnavalescas atuais e antigas. Estes momentos são importantes para a socialização do grupo. Brincadeiras Infantis: * Durante a realização deste projeto as crianças devem participar e compartilhar espontaneamente com sugestões e idéias de brincadeiras infantis. Algumas brincadeiras que podem ser realizadas: O gato e o rato; passar anel; pega-pega; esconde-esconde e outras. Festa Carnavalesca: * Na festa carnavalesca da escola as crianças são convidadas a virem fantasiadas e a aproveitarem muito bem a festa dançando, cantando, participando dos trenzinhos e se entrosando com as crianças de outras turmas com alegria e amizade. Conclusão: Durante a realização deste projeto é importante observar e perceber o interesse das crianças em aprender e participar das atividades propostas com atenção, criatividade, responsabilidade e muito dinamismo.